2 de setembro de 2010

ENSINO E APRENDIZAGENS INOVADORES COM AS TECNOLOGIAS

O processo de ensino e aprendizagem passa por modificações significativas e inovadoras devido à necessidade de integração das diversas tecnologias disponíveis, como as telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais. Dessa forma, a informática ocupa um papel de grande relevância no contexto educacional, por isso, é necessário que as instituições de ensino se adequem a essas mudanças e transformações provocadas pelo avanço tecnológico, pois as informações mudam constantemente e trazem inúmeras novidades que podem facilitar a vida das pessoas
Portanto, a educação não pode ficar de fora e sim explorar todas as possibilidades de cada meio, seja TV, vídeo, computador, internet, ou qualquer outra ferramenta tecnológica. Assim, cabe aos professores dominar as formas de comunicação, fazendo a mediação entre os educandos e as novas tecnologias, diversificando e descobrindo as metodologias mais adequadas para determinada situação de aprendizagem, quer sejam virtuais ou à distância .
Segundo o autor, atualmente tem-se acesso a programas que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet e permitem orientações das atividades dos alunos, a participação de pesquisa em grupos e discussões de temáticas em fóruns ou chats. A palavra-chave é interatividade, em que o papel do professor se amplia expressivamente, de informador, que transmite o conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, administrador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, o que pressupõe a participação dos alunos de maneira mais dinâmica e eficaz.
Algumas ferramentas da Internet podem ser utilizadas para melhorar a interação presencial e virtual como a Lista eletrônica ou Fórum, que tem a proposta de todos aprenderem a navegar e usar seu endereço eletrônico, e-mail, para a partir daí, criar uma lista interna de cada turma. Essa lista eletrônica interna, ajuda a criar uma conexão virtual permanente entre o professor e os alunos, a levar informações importantes para o grupo, orientação bibliográfica, de pesquisa, tirar dúvidas, trocar idéias, sugestões e enviar textos e trabalhos.
Há também, as Aulas-pesquisa, que consistem em transformar uma parte das aulas em processos contínuos de informação, comunicação e de pesquisa, com o intuito de construir o conhecimento gradativamente. Com as Aulas-informação, o professor tem a oportunidade de mostrar cenários, sínteses, o estado da arte, as coordenadas de uma questão ou tema que será pesquisado e desenvolvido pelos alunos de acordo com a sua experiência e conhecimento prévio.
Assim, o professor motiva, avalia os resultados e incentiva o aluno com pesquisas individuais e grupais, enfatizando a troca de informações e aprendizagens através da colaboração e cooperação, mais do que da competição. É a proposta de construção coletiva do conhecimento com contribuições consistentes de quem sabe refletir sobre os saberes adquiridos e, acima de tudo, consegue trazê-los para a sua experiência real, de acordo com o contexto em que está inserido.
Num segundo momento, passa-se à pesquisa mais focada e específica por meio da escolha de temas relacionados às suas vivências, partindo dos resultados anteriores com vistas a aprofundar os dados conseguidos, num processo ativo e dialético, que busca contextualizar e ampliar o universo alcançado pelos alunos, a problematizar, a descobrir novos significados no conjunto das informações trazidas. Esse percurso em que todos se envolvem e participam é fascinante e cheio de novidades e avanços.
Nesse sentido, a Internet favorece a construção cooperativa e colaborativa, num trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos ou não, participando de pesquisas em tempo real, de fóruns, de projetos entre grupos ou de uma investigação sobre um problema relevante. A ideia é criar uma página dos alunos, home-page, como um espaço virtual de referência, que vai sendo construído coletivamente à medida que as interações e informações são concretizadas.
portanto, neste processo dinâmico de aprender pesquisando, é interessante utilizar todos os recursos e técnicas possíveis, com a integração das práticas tradicionais com as inovadoras, promovendo o encontro presencial com o virtual. Assim, muda o papel do educador com relação ao espaço, tempo e comunicação com os alunos. O espaço de trocas aumenta da sala de aula para o virtual, o tempo de enviar ou receber informações se amplia para qualquer dia e hora, e o processo de comunicação acontece na sala de aula ou no mundo virtual, combinando as alternativas disponíveis, pois não existe apenas uma forma de ensinar e aprender.
Com as novas tecnologias de comunicação virtual o conceito de presencialidade é alterado e a educação caminha para formas de gestão mais livres, menos centralizadas, mais flexíveis, integradas, permitindo a adaptação aos diferentes ritmos, novas formas de contato em tempos e espaços diferentes, mais liberdade de expressão a distância, com uma maior participação e envolvimento de todos, desde a instituição escolar, até os professores, alunos e comunidade, o que leva à necessidade de uma reestruturação e adequação pedagógica, metodológica e também do espaço físico.
A educação a distância está em processo de crescimento e mudança, passando de utilização isolada para participativa, de acordo com as necessidades dos grupos, das mídias unidirecionais, como o jornal, televisão e radio, para as mais interativas, em que há troca de experiências e dúvidas em processos de ensino e aprendizagem audiovisuais e interativos, focados na aprendizagem e no aluno.
Enfim, percebe-se que a internet é um meio de comunicação recente, mas que ajuda a rever, ampliar e a modificar muitas das metodologias de ensino e aprendizagem, pois está caminhando para ser audiovisual, com transmissão em tempo real de som e imagem. Desse modo, o ensino será mesclado com momentos presenciais e outros on-line, adaptados aos ritmos individuais ou grupais, de acordo com as necessidades de um contexto específico, muitos canais e recursos para acessar conteúdos digitais de cursos e debates, pesquisas e projetos, com mais realismo na interação a distância e mais oportunidades dos alunos produzirem conteúdos multimídia.

BIBLIOGRAFIA

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1, set. 2000. UFRGS: Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144.

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